Além do Bitcoin, quais outras criptomoedas principais existem?

Além do Bitcoin, quais outras criptomoedas principais existem?

fevereiro 15, 2022 Off Por Drinko

Você já deve ter ouvido falar do Bitcoin, uma das criptomoedas mais populares do mercado financeiro. Mas existem outras moedas digitais que têm grande potencial de negociação e já são consideradas boas opções de investimento.

Abaixo, confira as cinco principais criptomoedas disponíveis no mercado, incluindo Bitcoin.

1. Bitcoin (BTC)

Bitcoin não é apenas a criptomoeda mais famosa, mas também a criptomoeda mais negociada do mundo, com um valor de mercado acumulado de mais de US $ 1 trilhão. Considerando que o Bitcoin é um pioneiro na indústria de moedas digitais, essa popularidade é compreensível.

Está em circulação desde 2009 e foi transmitido por um usuário sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. O objetivo original é estabelecer uma moeda passível de circular paralelamente, cujo valor é definido pelo usuário, independentemente da intermediação de instituições bancárias tradicionais.

Em abril deste ano, o preço de 1 BTC era próximo a 65.000 USD. No dia 7 de outubro, o preço girava em torno de US $ 54.000, o que equivalia a mais de R $ 298.000. Esses valores explicam porque o Bitcoin tem uma pequena porcentagem de transações e é conhecido por sua volatilidade.

Vale destacar que, por convenção, o valor de 0,00000001 BTC equivale a 1 “Satoshi”. Melhor para uma pequena parte da transação.

2. Ethereum (ETH)

O mais recente Ethereum (ETH) foi criado em 2015 e tem hoje um valor de mercado de aproximadamente US $ 250 bilhões e é considerada a segunda moeda digital mais utilizada no mundo.

Embora o Bitcoin, que é a referência no campo de criptomoedas, tenha diferenças significativas em valor e capital, o Ethereum também se beneficia do aumento do interesse dos investidores em criptomoedas como opção para portfólio e carteiras de investimento diversificadas.

Nesse sentido, uma diferença simbólica é que o Ethereum foi criado para se tornar um ativo no mercado financeiro, não uma moeda que circula entre os usuários. As transações podem ser realizadas através da plataforma oficial Ether, onde os investidores podem negociar contratos executados automaticamente com o auxílio de protocolos digitais.

images (14)

Com isso, você pode utilizar as ferramentas financeiras da Ethereum, como empréstimos e seguros, e também utilizar a tecnologia blockchain como uma alternativa segura e confiável para prevenir fraudes e garantir a privacidade dos dados.

Quanto à valorização da moeda, a ETH aumentou mais de 1.000%, estabelecendo um recorde de mais de US $ 2.000 em 2021. Em 7 de outubro, sua cotação ainda girava em torno de 3.600 dólares americanos, o que equivalia a mais de 19.000 reais.

3. Litecoin (LTC)

Litecoin (LTC) foi lançado em 2011 e representa um valor de mercado de aproximadamente US $ 17 bilhões. Atualmente, o preço unitário gira em torno de US $ 180, um pouco acima de R $ 993 (7 de outubro). A moeda criptografada transmite e verifica suas transações por meio de uma rede de computadores descentralizada (como Bitcoin).

Sua principal diferença é que o LTC é mais rápido. Seu objetivo é reduzir o tempo que leva para confirmar a transação usando moeda. Isso torna mais fácil para qualquer pessoa

4. Ripple (XRP)

O Ripple foi fundado em 2011 e é considerado um protocolo de pagamento distribuído usando o XRP em moeda local do sistema. A diferença é que ele suporta outros tipos de moedas em sua rede, então XRP, moedas tradicionais ou outras criptomoedas podem ser usadas para transferências.

Seu valor de mercado é de cerca de 61 bilhões de dólares americanos, e seu valor de mercado unitário é muito menor do que a moeda digital de referência, cerca de 1 dólar americano.

É importante ressaltar que o XRP não costuma ser utilizado como “moeda de troca”, mas sim como referência para as transações realizadas em sua plataforma Ripple. Então, por meio de uma rede de intermediários descentralizada, atua como uma espécie de banco universal, convertendo valor em diferentes tipos de trocas..