13 Dicas para usar o cartão de crédito de forma INTELIGENTE É LUCRATIVA

13 Dicas para usar o cartão de crédito de forma INTELIGENTE É LUCRATIVA

setembro 6, 2022 Off Por Drinko

O cartao de crédito é uma das maravilhas do mundo moderno, mas ele também pode se transformar em um vilão caso não seja usado com consciência e moderação. Você usa o cartão de crédito para praticamente tudo? E na hora do pagamento, você consegue pagar a fatura completa em dia? Se a resposta foi não, você precisa rever a forma que está utilizando o seu cartão!

O cartão de crédito pode ser um grande aliado no planejamento financeiro, porém, se usado de forma incorreta e inconsciente, pode se transformar em um grande vilão e você pode acabar endividado. Geralmente, os cartões são práticos e seguros, pois tendo um cartão, não precisamos circular com grandes quantias em dinheiro. Além disso, o cartão de crédito oferece opção para parcelar as compras, o que pode ser muito útil se usado de maneira responsável e consciente.

Como funciona o cartão de crédito 

 

O cartão de crédito é uma forma de pagamento que funciona como um empréstimo. Seu limite é pré-definido e possibilita gastar com bens e serviços sem precisar pagar na hora, assim como permite parcelar uma compra. Uma vez por mês você paga a sua fatura, igual à soma de tudo que você gastou no cartão de crédito.

 

 

 

13 Dicas para usar o cartão de crédito de forma INTELIGENTE É LUCRATIVA

1. Avalie a necessidade de parcelamento

Nem tudo precisa ser parcelado. Acabamos parcelando compras desnecessárias, e as parcelas vão se acumulando, como uma bola de neve, até ficar impossível de pagar a fatura. Por isso, avalie se realmente há necessidade de parcelamento, e evite se comprometer com muitas parcelas, já que imprevistos financeiros acontecem. Se você não pode pagar algo à vista agora, veja se é realmente o momento ideal para fazer essa compra.

2. Compras online, só em sites seguros

É muito prático fazer compras online com o cartão de crédito. Porém, é preciso tomar cuidado na hora de inserir seus dados bancários. Existem pessoas mal intencionadas que criam sites fraudulentos para descobrir seus dados.

Para não cair nesse golpe, antes de inserir as informações do seu cartão de crédito, confirme se o site é confiável e tem certificado digital SSL (selo de segurança).

É simples verificar isso, basta ver se a url do site começa com https:// e se no topo esquerdo do seu navegador, na barra do endereço do site, existe um símbolo de cadeado.

3. Controle o impulso de comprar

O cartão de crédito dá a falsa impressão de que temos mais dinheiro e que podemos gastar mais. Mas não funciona bem assim. Não se deve comprar só porque não é preciso se comprometer com o pagamento ali, na hora. Controle seu impulso de comprar.

Antes de passar seu cartão na maquininha ou inserir os dados dele online, reflita se você precisa daquele bem ou serviço, ou se é só um desejo. Pesquise, compare preços e adie a compra para tomar uma decisão consciente.

4. Escolha um ótimo banco (evite cartão de loja)

Tenha cartões de crédito em bancos que oferecem ótimas condições para você. Pesquise quais as taxas e os serviços de cada instituição para ver qual se encaixa na sua realidade.

Além disso, evite cartões de loja, fora naquelas que você vai com frequência. Acumular eles pode causar descontrole financeiro por incentivar compras impulsivas. Você acaba ganhando X% de desconto em uma compra que você nem faria.

5. Esteja atento ao vencimento da fatura

Evite ao máximo atrasar o pagamento da sua fatura, ou os juros serão altos. Esteja atento ao vencimento. Anote o dia na sua agenda ou use notificações do celular ou do próprio aplicativo do banco para te avisarem. Na vida financeira, temos várias datas de vencimento para nos atentar, mas é importantíssimo não esquecer dessa!

6. Estipule um limite máximo

O banco libera um limite máximo, mas sabia que você pode ajustar ele? Se foram pré-definidos R$ 1.000 de limite, você não precisa deixar todo esse valor disponível para uso. Defina quanto você será capaz de pagar na fatura e faça compras até esse limite, para não acabar sem dinheiro para pagar o cartão de crédito.

7. Fique sempre atento ao saldo do cartão e fatura

Busque ter o aplicativo do banco no seu celular ou gerar o extrato bancário no caixa eletrônico com frequência (mas cuidado com o número de extratos gratuitos mensais!) para ter controle sobre o saldo do cartão e o valor da sua fatura. Não acompanhar isso ao longo do mês pode te dar a falsa impressão de não ter gastado tanto, resultando em uma surpresa desagradável ao receber a fatura.

8. Fuja da taxa de anuidade

A taxa de anuidade é uma cobrança feita pelo uso do cartão. Ela pode ser cobrada anualmente ou dividida na fatura mensal. Quem determina se essa tarifa será cobrada e como é a própria instituição financeira. Por isso, você pode fugir dessa tarifa pesquisando bancos que tenham cartões sem anuidade.

9. Guarde as notas fiscais

Guardar as notas fiscais do que você comprou com o cartão de crédito é importante caso ocorra uma cobrança indevida ou você precise devolver o produto.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, a troca ou devolução de um produto tem prazo de até 90 dias. Se o que você adquiriu tem garantia definida, guarde a nota fiscal durante aquele tempo. No caso de produtos e serviços não-duráveis, mantenha o comprovante de pagamento por 30 dias.

10. Mantenha tudo anotado

Gastou no cartão de crédito? Anote, seja em um caderno, em uma planilha ou em um aplicativo de finanças. Descreva se aquela compra foi à vista ou parcelada, com juros ou sem juros. Assim, você controla seu uso do cartão de crédito, não extrapola a fatura e consegue entender onde você está gastando demais, caso seja preciso cortar gastos.

Quer ter uma planilha financeira incrível para controlar suas finanças? Baixe a sua aqui!

11. Não conte com o pagamento mínimo

O pagamento mínimo é sinônimo de pagar pouco agora e muito mais depois. Se você não sabe como ele funciona, pagar o mínimo da sua fatura mensal repassa o valor não pago para o mês seguinte, mas com juros altíssimos, pois você entra no cartão de crédito rotativo.

Você não fica com a fatura atrasada, mas o saldo devedor se multiplica em poucos meses. Por isso, nada de contar com o pagamento mínimo do cartão.

12. Não pague contas de luz, água e telefone no crédito

Se você está pagando contas de luz, água ou telefone no crédito, fique alerta! Como o cartão de crédito é um empréstimo, se você está usando ele para pagar contas básicas, você precisa avaliar suas finanças. Lembrando que o cartão de crédito não é uma extensão do seu dinheiro, ok?

Além disso, pagar um boleto com o cartão de crédito, apesar de ser possível, gera a cobrança do Imposto por Operação Financeira (IOF).

13. Não saque do limite de crédito

O saque do limite de crédito é permitido por alguns bancos, consulte o seu para saber quanto pode sacar e quais as condições de uso do serviço.

 

Entretanto, nós recomendamos que você evite ao máximo sacar do limite de crédito. Por que? Assim que você tira dinheiro do seu limite, os juros começam a ser cobrados até o dia do fechamento da sua fatura. É um preço que você não vai querer pagar.

Os cartões de crédito podem ser um grande aliado no planejamento, desde que usados de forma inteligente e responsável. Pagar sempre o valor total da fatura, não atrasar o pagamento, ter controle dos gastos e ter um bom planejamento financeiro é fundamental para não se endividar e acabar entrando na famosa “bola de neve”. Além disso, fique sempre atento as taxas e custos que estão embutidos ao solicitar um cartão. Tenha cuidado com os parcelamentos e com as compras feitas por impulso e use os benefícios, como programas de milhas e acúmulos de pontos a seu favor.